sexta-feira, dezembro 26, 2008

 

Compra de Terrenos pelo grupo Sonae na ribeira do Casconho !


Não sei se alguém quer fazer algum comentário ou esclarecimento sobre esta questão, mas para isso abri este tópico aqui no blog...
O grupo Sonae pretende comprar pelo menos 5 hectares contíguos nas terras da ribeira do Casconho. Estes terrenos serão para a criação de kiwis.Foi já feita uma sessão de esclarecimento na sede da Jarvc .

Comments:
Isto deve ser mais uma "inteligente" tirada para alguém se vir a abotoar com determinadas comissões...
Como tem sido o habitual nestas coisas...
Só espero que desta vez os tribunais actuem sem apelo nem agravo e ràpidamente para que as culpas não se dispersem pela morosidade da justiça...
 
Estes anónimos comentadores são uns autênticos palhaços!...
Falta-lhes algo importante que é dignidade como ser humano.
Ser cobarde pelos vistos é uma virtude ou...
 
Bem isto até não está mal dois anónimos a fazerem posts de tudo menos sobre o tópico…
Por um lado o blog tem estado parado mas é normal o Casconho não é nenhuma cidade…mas também para fazerem posts destes vale mais estarem “calados”.

A proposta do grupo Sonae é como se diz na gíria informática “genuína”.
Talvez esclarecendo mais o assunto, o grupo tanto compra as terras como os aluga e ainda apoia tecnicamente os agricultores que quiserem dedicar-se por conta própria á produção de kiwis. Apoia na criação das culturas e depois compromete-se a fazer o escoamento dos produtos.
Os preços apresentados para as compras dos terrenos estariam entre os 5 e os 6 euros por metro quadrado negociáveis, o que para a ribeira do Casconho não parece ser um mau preço.

Mas temos que nos lembrar que quando vendemos alguma coisa deixamos de ter direitos sobre o que vendemos e no caso do Casconho a ribeira é de facto a única riqueza que temos, quando os Verões são mais fortes e se começa a sentir a falta de água em muitas ribeiras, na ribeira do Casconho agua foi coisa que nunca faltou.

A outra realidade é que muitas das terras que embora tenham bons acessos e muita agua continuarem de pousio, coisa que as politicas implementadas pela actual direcção da JARVC ( se é que se pode chamar isso porque não me lembro de terem sido eleitos para gerir o quer que seja durante este ano! ) não ajudaram nada antes pelo contrário só carregaram os donos das terras com mais taxas e com uma regadeira que não serve para regar.

Falta talvez referir que segundos os dados apresentados na reunião já efectuada por um representante do grupo Sonae na sede da JARVC, para se arborizar e implementar o sistema de rega em 5 hectares o custo médio ronda os 25.000 euros e só começam a produzir ao fim de 5 anos.

È lógico que um dos cenários é de facto existirem comissões para os diversos representantes mas isso acontece em qualquer negócio, embora nesta altura as coisas estejam demasiado quentes para negociatas.

Numa aldeia como o Casconho acho um pouco difícil o projecto avançar porque teria que existir alguém a coordenar todo o projecto pela lógica seria a direcção da JARVC, mas será lógico dizer que a JARVC tem direcção se não foi eleita direcção nenhuma para este ano ? Quando uma direcção é eleita é por um período de tempo 1 ano, 2 anos....quando esse período acaba têm que apresentar contas e ir a eleições.
Mas o que falta mesmo é o factor união quando uma “direcção “ faz exactamente o contrário as possibilidades de entendimento ficam escassas.

Resta sempre a hipótese de de 2 ou 3 agricultores juntarem as terras para perfazerem o mínimo pedido de 5 hectares e tratarem de negociar directamente com o representante da Sonae…
 
Pelos vistos não gostou dos docomentários!
Pelo conhecimento que tenha sobre esta situação criada, a culpa foi simplesmente sua.
Apresente algo útil que tenha feito em prol da aldeia do Casconho. Só tem é feito críticas destrutivas! Claro, tudo indica que há da sua parte interesse em que esta situação se mantenha.
Há...mais inteligêntes. Até Breve!...
 
Caros comentadores,

Devido a já algum tempo não introduzir nenhum comentário em blog´s, não consigo a minha antiga identidade, mas assino como "Conterrâneo".
Digo isto para não aparecer como mais um anónimo que apenas lançam porcaria "M....")sem em nada contribuir para os assuntos que por vezes são importantes.
No caso em questão, e tendo em conta que não sou da zona da "ribeira do Casconho", apenas devo lembrar os caros bloger´s de que casos similares vêm acontecendo por outros locais, mesmo que com intervenientes e culturas agrícolas diferentes, vejamos os casos do vale do Pranto, Vale do Arunca e mesmo o vale do Mondego com a cultura do arroz, legumes, hortaliças.
Por vezes é necessário virem pessoas fora das nossas "terrinhas" para implementarem soluções que nós não temos coragem ou conhecimentos técnicos para o fazer, isto porque nós vivemos muito agarrados à mediocridade quer das tacanhas tradições, quer, ao facto do não faço nem deixo fazer!
Quanto não valeria para o Casconho, se daqui a algum tempo podermos dizer:
Nó da Auto-Estrada do Casconho!
Cooperativa de produtores de Kiwi do Casconho!
Kiwi do Casconho - Portugal!

Mas pelos vistos e atendendo a opiniões e comportamentos comos os destes anónimos está o Casconho condenado ao desconhecimento, ou então e ser conhecido apenas no concelho de Soure como a terra que tem um "gaiteiro engraçado",ou a terra da tal fenomenal nulidade de um certo funcionário camarário perito em fotografar "caracóis"!

Cumprimentos,

“Conterrâneo”
 
Sim ,sim, devia estar calado, pois ninguém na reunião ouviu dizer que o preço fosse entre 5 e 6 euros o metro, sera você que pensa nas negociatas?
Também me parece que você talvêz queira apanhar um lugar na junta,
visto que não põe um comentario sem os atacar.
Com você e não so,,,coitado do Casconho. para todos BOAS FESTAS
 
Caro conterrâneo!...
Não subscrevo na tutalidade o seu comentário porque, peca na parte final do msemo. Não devia ter tido o comportamento dos outros bloger's, uma vez que os criticou.
Mas como a perfeição é coisa que não existe, também temos o direito de errar.
Pasasamos então á parte que me levou a intervir:
O amigo conterrâneo disse, "que o Casconho é só conhecido apenas no Concelho de Soure como a terra que tem um "gaiteiro engraçado" ou a terra da tal fenomenal nulidade de um certo funcionário camarârio perito em fotografar "caracões"!" e esqueceu-se do "CASCONHONET", da arma utilizada para destruir esta pacata e humilde aldeia...
No seu comentário inicial, o amigo conterrâneo dá a entender que interviu por várias vezes em blog's, possivelmente neste.
Como não tem a memória curta, sabe dizer "que utilidade tem tido este blog... para a aldeia do Casconho"?...
Se não sabe? Eu respondo:
-Tudo fizeram e conseguiram destruir tudo o que existia de bom dentro da comunidade do Casconho;
Tudo fazem para que esta situação se mantenha;
-Criticam tudo todos e nada fazem;
-O pouco que fazem auto-elogiam-se e fazem uma grande festa e, está tudo bem.
Há mais para dizer. Ficamos por aqui agora...
Para terminar, despeço-me de todos com a esperança de que o ANO 2009 nos traga coisas melhores.
BOAS FESTAS!...

Ass. no próxima
 
A verdade é mesmo é mesmo lixada…

Quando no Casconho as coisas forem feitas em prol da terra e não de interesses próprios ou na intenção de ganhar dinheiro ...então o Casconho voltará a ser unido.

Quando existir transparência e pouca politica, quando as coisas não forem feitas para se agradar aos padrinhos…

A rede do Casconho foi construída na sua totalidade por mim com ajuda de alguns amigos e não foi feita para ganhar dinheiro…porque dinheiro é coisa que não falta na rede do Casconho.
Sim temos dinheiro ….”temos” é o termo certo, não é meu é de todas as pessoas que estão ligadas na rede, que todas as semanas e as vezes diariamente recebem a conta corrente e no fim do mês o extracto bancário directamente do banco …
Quantas pessoas no Casconho é que se podem orgulhar de apresentar as contas
com esta transparência? E nem sequer um tostão da CMS …

Se a rede do Casconho não é um desenvolvimento para terra porque raio é que existe á mais de 3 anos e tem cerca de 20 pessoas ligadas diariamente?
Quantas aldeias por esse Portugal inteiro não dariam para poderem ter uma rede semelhante á do Casconho, que não é única é claro já existe o mesmo conceito em muitas cidades e vilas por esse país fora.

Se dizer a verdade prejudica o Casconho então em vou começar a dizer as vossas mentiras para que não se citam incomodados e possam fazer do Casconho a vossa quinta…

Fazem a merda e depois a culpa é da rede do Casconho porque expôs as negociatas.
È dos blogs porque disseram as coisas que ninguém devia saber, não gostam da opinião dos outros mesmo que isso seja a verdade …
E perguntam-me o que é que eu fiz pelo Casconho… posso não ter feito grande coisa mas também não me aproveitei de nada …e vocês podem dizer o mesmo.
Deixem de ser anónimos …eu gostava de saber dos vossos feitos no Casconho…
 
Não era para lhe responder, mas como tudo o que o sr. diz tem que ser verdade, diga-me entâo quem pagou os equipamentos pessoais e instalação dos mesmos?
As percentagens e o trabalho da instalação reverte a favor de quem?
E fala-me em transparência!
Esta canção já me incomoda toda a gente...
A merda quem a faz é sempre o mesmo.
 
" diga-me entâo quem pagou os equipamentos pessoais e instalação dos mesmos?
"
Cada pessoa pagou pelo equipamento que tem ...ou as fabricas já estão a dar os equipamentos ?
Instalação a custo zero para todas a pessoas ligadas na rede.

"As percentagens e o trabalho da instalação reverte a favor de quem?"
Percentagens ? o custo do equipamento na loja de informática foi o custo pago por quem os usa...onde raio é que está a percentagem ?
O que para alguns é trabalho de instalação para outros pode ser um desafio...já alguém lhe pagou por um desafio ?
Porque raio me pregunta isso a mim ? pregunte ás pessoas que estão a usar os equipamentos.
Se estão tão interessados em outros assuntos sem ser o topico que foi aberto podem sempre enviar um email ao administrador do blog para que ele abra um tópico do vosso interesse, relacionado com o Casconho é claro.
 
Lá diz a História: Os beneficiários sempre acabam por destruir quem os beneficiou, se não tiverem ensejo e arte para se auto-beneficiarem!!!
Ou seja: não lhe darás o peixe. Dá-lhe a cana e ensina-o a pescar!!!
 
Amigo anónimo, respeito o seu comentário porque é oportuno. Mas, para quem não sabe confeccionar o peixe pescado por outros, muito menos conseguirá pescar o peixe...!
Quanto á cana, o sentido da mesma seria outro. Não acha?...
Sabe amigo, estes craques nem para engodo servem. Cheiram tão mal e afugentam o peixe!...
E mais, duvido que até sejam destruidos por outros parasitas.
Enfim, são estas as espécies que temos para combater sem prejudicar o meio ambiente.
Mas uma coisa é certa, conspurcam
muito por onde passam.
Temos que limpar com toda esta sujidade o mais rápido possível.
Mãos á obra sem medo e cortar de vez o mal pela raiz.
Não pode haver respeito por quem não o merece. Custe o que custar, mas não podemos pactuar com a falsidade.
 
Este tópico merece não ficar esquecido. Temos que recordar o passado...!
A Ribeira do Casconho continua a ser afectada por um grupo que eu considero como sendo uns paradoxos da sociedade.
Nada fazem e só procuram criar situações de briga e de
instabilidade.
Influenciam os donos dos terrenos para não negociarem com o Grupo Sonae e a seguir vendem os seus terrenos por um preço irrisório.
Assim é que trabalho!
 
Zé, parece-me que andas a reboque, ou encostas-te a troco de não passares fome nem sede, agora podes mudar de nome, mas o vicio esta no corpo.
Põe a tua caixa a funcionar que ja és grande.
Semea com uma para colheres com duas.
 
Amigo anónimo, este teu comentário traz água no bico. Isto é, tens vindo a pactuar com estes paradoxos da sociedade com o objectivo de negociar os terrenos do teu pai da mesma forma!?
Então, conta comigo nesse negócio, para que não passes fome nem sede.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?