segunda-feira, maio 28, 2007

 

CasconhoNet - 2 anos a ligar o Casconho


A rede do Casconho faz no mês de Junho 2 Anos de funcionamento.Muitas coisas estão a ser feitas na rede do Casconho para melhorar o sinal mas talvez o mais significativo é que passados 2 Anos já temos a rede toda paga e por isso podemos baixar as cotas para 10 euros por mês a partir de Junho.

Comments:
A rede do Casconho faz no mês de Junho 2 Anos de funcionamento.
Muitas coisas estão a ser feitas na rede do Casconho para melhorar o sinal mas talvez o mais significativo é que passados 2 Anos já temos a rede toda paga e por isso podemos baixar as cotas para 10 euros por mês a partir de Junho.

Para terem uma ideia o custo inicial da rede foi de cerca de 1000 euros.
O custo do novo servidor, já em fase de configuração, foi de 500 euros.
O valor dos equipamentos a serem instalados ou substituídos ultrapassa os 500 euros.

O total investido na renovação da rede é superior ao investimento inicial e depois destas contas resolvidas ainda teremos dinheiro em caixa para desenvolver outros projectos.

A rede do Casconho começou com 5 utilizadores neste momento somos 19 e as expectativas de crescimento apontam para cerca de 25 ligações que se podem fazer nesta pequena aldeia.

Hoje passados 2 anos escuta-se que a CM Soure vai colocar internet em todas as aldeias do concelho…eu não acreditava muito…porque as coisas não são de graça e é mais que sabido que as câmaras têm é muitas dívidas …dinheiro pouco.
È um projecto bom eu próprio o teria ajudado a realizar á 2 anos a trás…hoje não! Se querem um concelho não fiquem dependentes de obras camarárias façam a vossa própria rede a tecnologia está toda disponível e cada vez mais barata mesmo com 4 ou 5 pessoas podem ter internet a menos de 10euros por mês…
Só o custo de instalação de toda uma rede concelhia deixa um projecto destes por terra quando chega a altura de comprar o equipamento…mas nos nossos pequenos projectos podemos poupar muito dinheiro se por exemplo construir-mos as antenas.
Todo este projecto da CMS se é que existe? Podia ter sido desenvolvido com o apoio de pessoas nas próprias aldeias o que baixaria o preço de instalação/manutenção para menos de metade. Talvez com o trabalho que vão ter dêem algum valor ao que foi feito no Casconho.

Mesmo com notícias duvidosas sobre ligações á internet que na realidade nunca vão chegar a algumas aldeias do concelho de Soure eu voltaria a colocar a rede do Casconho a funcionar nem que fosse só pela independência de ser uma rede sem qualquer ajuda externa.
A rede do Casconho é dos utilizadores da rede é das pessoas do Casconho e assim continuará.

Paulo Gomes
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?